Novo Focus 2014.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Alta tecnologia, conforto e design a um preço justo e a proposta do Novo Focus 2014.

 

O Ford realizou no final do mês setembro teste drive do Novo Focus 2014, foram mais 250 jornalistas do Brasil e Argentina onde tiveram oportunidade de conhecer novo modelo que acaba de chegar ao mercado brasileiro, o evento foi realizado em Mendoza na Argentina.

No jantar de apresentação do novo carro da montadora  realizado no Hotel Intercontinental de Mendoza  contou com presença Steven Armstrong  presidente da Ford Brasil   e  exaltou  que novo  Focus é um carro global que traz tecnologias de segmentos superiores para a sua categoria. “Ele introduz um novo patamar de inovação, desempenho e eficiência para atender uma ampla gama de consumidores “

No segundo dia do evento foi realizado o teste drive foram percorridos mais de 120 km pelas regiões vinícolas de Mendoza onde os jornalistas sentiram a  performance e conforto para uma nova experiência ao dirigir no segmento de carros médios,  foram  testados os modelos   Sedan e Hatch.

O modelo impressiona pela sua inovadora motorização e transmissão, além de equipamentos de última geração desde as versões iniciais até as topo de linha.

O destaque fica pelo seu acabamento, sistema de estacionamento automático, Piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, ar-condicionado automático e digital com controle de temperatura individual para o motorista e o passageiro, SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, além de uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes e  banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.

Estes itens mencionados geralmente são encontrados somente em carros de luxo importados, segundo a empresa grande terá um impacto no mercado no segmento de carros médios principalmente em relação a preço e benefício.

 

Ficha técnica do novo Modelo Focus 2014.

  • Seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.
  • Piloto automático e limitador de velocidade eletrônico.
  • Transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem ou transmissão manual de cinco velocidades.
  • SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, além de uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.
  • Motores de alumínio 2.0 Duratec Direct Flex com injeção direta de 178 cv com etanol e 1.6 Sigma TiVCT Flex de 135 cv com etanol, sistema de suspensão independente (traseira Multilink).
  • Chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e bancos com ajuste elétrico em seis posições.
  • Sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento.
  • Faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar.
  • Rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo.

Mais  sobre Novo Focus 2014.

Motores, transmissões, suspensão.

As duas novas opções de motores – 2.0 Duratec Direct Flex e Sigma 1.6 TiVCT Flex – são outros exemplos de alta tecnologia. Com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, eles aprimoram o desempenho sem deixar de lado a economia.

O 2.0 Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de válvulas independente e variável, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele é o primeiro flex com injeção direta no mundo e não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressão do motor. O alto torque da versão 2.0 dá agilidade ao Sedan e uma pegada esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua condução empolgante.

O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema “Easy-Start”, que também dispensa o tradicional “tanquinho” na partida a frio.

O torque elevado dos motores 2.0 e 1.6 faz uma perfeita combinação com a transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, de série no Sedan e opcional no Hatch. Para o Hatch 1.6 há a versão manual com a consagrada IB5, presente em vários carros mundiais da Ford.

O conjunto de suspensão independente do Novo Focus é leve, eficiente e atende os requisitos de estabilidade e conforto para quem gosta de uma condução firme e com o carro na mão. A traseira é do tipo Multilink, que reforça o conforto e o controle total do veículo. A disponibilidade da direção elétrica acrescenta prazer e segurança ao dirigir.

 

Tecnologia, segurança, conectividade

Dispõe de segurança ativa e passiva para evitar acidentes e proteger os ocupantes. É um veículo classificado com cinco estrelas na Europa (EU-NCAP), nos Estados Unidos (NHTSA) e Ásia (C-NCAP) e foi projetado para alcançar os mesmos parâmetros no Latin NCAP, que regula a segurança dos veículos na América Latina.

ABS com distribuição eletrônica (EBD) e auxílio em frenagem de emergência (EBA),AdvanceTrac tem controle eletrônico de estabilidade e tração e controle de torque em curvas, que evita a perda de tração na aceleração.

Todas as versões possuem faróis com temporizador (Follow me Home), que mantém as luzes acesas por alguns segundos após o carro ser estacionado para iluminar o caminho, assim como o sistema ISOFIX para cadeiras infantis e limpadores de para-brisa tipo “Butterfly”, com duplo motor e palhetas cruzadas, mais eficientes na varredura.

Farol de neblina traseiro, travamento automático das portas e sistema de alerta pós-acidente, com acionamento automático das buzinas e luzes de emergência em caso de acidente, também são de série.

Piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus estão entre os opcionais. Faróis de Xenon com regulagem automática de altura e faróis auxiliares em curva fazem parte da versão Titanium.

Entre os equipamentos inteligentes e inéditos na categoria que o Novo Focus oferece está o sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), que monitora o caminho para detectar espaços vazios e manobra o carro na vaga sem que o motorista precise tocar no volante.

Toda a linha vem com sistema de conectividade SYNC Media System com comandos de voz em português para áudio e telefone, e conforme a versão, com tela de 3,5, 4,2 ou 8 polegadas. Esta última, sensível ao toque, faz parte do SYNC Media System com MyFord Touch oferecido na versão Titanium, com sistema de navegação, duas entradas USB, entrada RCA de áudio/vídeo, Sony Premium Sound com nove alto-falantes e mais uma tela multifuncional colorida de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, além de comandos de voz para telefone, áudio, climatização e navegador.

Câmera de ré, chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, ar-condicionado automático e digital com controle de temperatura individual para o motorista e o passageiro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis são outros itens das versões completas.

 

Design, interior, cores

A nova linha Focus impõe uma atitude esportiva. O Sedan remete aos mais modernos cupês e o Hatch destaca-se pelas linhas rápidas. A linha adota um design avançado, caracterizado pelas formas fluidas e expressivas.

A frente é imponente e aerodinâmica. A linha lateral tem um jogo de luz e sombra que destaca o refinado trabalho de superfície. A traseira curta do Sedan e a rasante do Hatch, ambas de grande esportividade, reforçam a personalidade de cada modelo, resultado de um projeto concebido desde o início para apresentar carrocerias diferentes e únicas.

As rodas de liga leve, de 16 ou 17 polegadas, têm desenho esportivo. O acabamento em preto de alto brilho adiamantado na versão Titanium traz ao Brasil a mais nova tendência europeia de rodas, criando um novo paradigma na categoria.

Os dois modelos têm faróis e lanternas traseiras com o efeito de uma joia. Ou seja, têm um tratamento apurado e composição de luzes e brilhos que, além de funcionais, são projetados para transmitir qualidade de classe superior.

A linha oferece oito cores externas: as sólidas branco Ártico e vermelho Bari, a metálica prata Geada e as perolizadas preto Gales, azul Mônaco, prata Atenas, cinza Novara e cinza Ubatuba.

Conteúdo, versões, preço

O Novo Focus oferece o melhor conjunto da categoria, com versões criadas para atender diferentes perfis de clientes.

O modelo Hatch oferece duas opções de motores: 2.0 com transmissão sequencial PowerShift nas versões SE e Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissão manual de cinco velocidades ou PowerShift (opcional).

  • O Hatch 1.6 S com transmissão manual, duplo airbag, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$60.990. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$66.990.
  • O Hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro airbags, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$63.990. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$69.990, e acrescentando o motor 2.0 Duratec Direct Flex o preço é R$72.990.
  • O Hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, SYNC com tela de 8 polegadas e navegação e rodas de liga leve exclusivas, por R$79.990.
  • O Sedan vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium.
  • O Sedan S dispõe de duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e SYNC Media System, por R$69.990.
  • O Sedan SE custa R$74.990 e o Sedan Titanium sai por R$81.990.

Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por R$3.000 traz: seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.

O topo de linha Titanium também tem um pacote de opcionais Plus, composto por faróis de Xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, por R$8.000.

 

Fonte  : FORD DO BRASIL

Ney Ayres viajou a convite da Ford do Brasil.

 

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