Vinhos Gregos – Macedônia

No  dia 06 de maio  foi realizada uma degustação de vinhos gregos no restaurante Athenas em São Paulo e contou com presença do  presidente da Vaenia Naoussa,  George Fountoulis , trata-se de uma  cooperativa grega que reúne cerca de 330 produtores da região . a degustação foi dirigida pelo  sommelier Rodolfo Rafael Chaves.
O objetivo deste encontro é introduzir umas das mais tradicionais cooperativas de vinícolas da região da Macedônia, a Naoussa formada por montanhas e colinas de um verde brilhante possui diversos graus de encostas, riachos e cachoeiras o que propicia na produção do melhor vinho do país com certificação OPAP (vinho Denominação de Origem). A uva local é a xinomavro e os tintos elaborados a partir desta variedade de uva são considerados alguns dos melhores vinhos produzidos na Grécia e a Vaenia Naoussa produz os melhores e de altíssima qualidade há 20 anos.
Foram degustados 4 rótulos
O primeiro vinho degustado foi  Dogmatikos White – É o único vinho ao estilo Blanc Du Noir e o nome foi escolhido com um dogma e de caráter indiscutível. È da região Naoussa viticultural, noroeste da Macedônia e produzido com a uvas 100% xinomavro é branco , aroma de frutas brancas, maçã  e pera . no palato , seco,  mineral ,bom volume de boca  e final longo.
Vinhos Gregos
Naoussa, 2014 – É um vinho feito com 100% de uva xinomavro, típica da região norte  conhecida pela seu excelente potencial de envelhecimento. Possui cor vermelho profundo e aromas de frutas  negras , canela e nota de madeira , médio corpo , estruturado e taninos elegantes final longo
Vaeni Naoussa Damascenos  , safra 2011  . É um do mais clássicos vinhos tintos grego. Produzido com 100% de uva xinomavro possui cor vermelho brilhante com fermentação malo-láctica e seu envelhecimento acontece em condições controladas de temperatura e umidade seu afinamento 12 meses  barricas de carvalho francês e mais 12 meses garrafa , Aroma frutas negras especiarias e pimenta branca e cominho. Possui boa acidez, taninos  presentes , boa acidez e final longo e frutado.
Vaeni Naoussa Damascenos  , safra 2011
Naoussa Grande Reserve , safra 2010 – da região Naoussa viticultural, noroeste da Macedônia 100% de uva xinomavro . este vinho  produzido somente em anos onde uva atinge nível  mais alto da maturação  , seu envelhecimento  24 meses em barrica de carvalho francês  mais 24 meses em garrafa .
Seu aroma de frutas negras com especiarias e toques tostado e pimenta  , no gustativo médio  corpo , Taninos presentes  e maduros, média acidez final persistente.
 O vinhos tem a assinatura dos enólogos Nikolaos Bersos e Anastou Tomas.
Sem importador no Brasil
Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *