Nossa dica da semana fica por conta do novo espaço o espaço gastronômico de São Paulo e o lançamento da Marca Sauro d’Italia, criada pelo artesão da gastronomia Sauro Scarabotta que  contempla duas linhas de produtos gastronômicos: os pães artesanais feitos com fermentação natural e a salumeria artesanal – embutidos especiais elaborados com porco caipira, sustentável.
Depois da experiência de 20 anos do Friccò Ristorante, Sauro Scarabotta e Rita Russo, criaram a Sauro d’Itália Pane & Salumeria são duas linhas compostas de 40 produtos gastronômicos com viés na tradição, na cultura italiana e na sustentabilidade. Os pães artesanais, elaborados com fermentação natural de até 24 horas e a linha de salumeria, embutidos feitos principalmente com porco  de pequenos produtores do interior de São Paulo
novo espaço o espaço gastronômico Italiano
Pães elaborados com Fermentação Natural
De acordo com Sauro os produtos da padaria, são feitos de maneira artesanal, “usamos somente o fermento natural que juntamente a farinha italiana confere aos produtos, sabores únicos e saudabilidade. As farinhas que nós usamos são, na grande maioria importadas da Itália onde existe um rigor e uma alta qualidade exigida pelos profissionais do mercado e pelo público consumidor. Temos controle, sobre todas as dificuldades que apresenta o fermento natural, que foi usado há milhares de anos, até a descoberta da pasteurização. Não usamos fermento biológico em nenhuma de nossas preparações, porque achamos que a fermentação natural é infinitamente melhor,” diz o Chef.
Como reconhecer um pão feito 100% com fermento natural
Fermentação natural e saúde
Compõe a linha de pães com fermentação natural Sauro d’Italia:
ü  Pão da casa – grande
ü  Pão da casa normal (filetta, ciabatta ou redondo).
ü  Pão sem sal (pane sciapo)
ü  Pão integral- redondo, comprido ou ciabatta
ü  Pão italiano com milho
ü  Pão de café
ü  Pão de torresmo da fazenda
ü  Pão de sêmola
ü  Pão de banha de porco de fazenda (caipira)
ü  Pão para Bruschetta
ü  Pão de uvas e vinho tinto (ciabatta ou redondo)
ü  Pão de malte (de cerveja artesanal)
ü  Focaccia
ü  Pra nonna (baixo glúten, com farinha de arroz) ciabatta ou redondo
Salumeria (charcutaria italiana)
Salumeria (charcutaria italiana)
A partir da década de 70, o consumo e criação de porcos caipiras enfraqueceram devido à produção industrial de suínos em grande escala, trabalhando com raças importadas, gerando um sistema de integração produtivo nacional de quase quarenta milhões de cabeças.
Entretanto a partir dos anos 2.000, vem crescendo a produção de porcos caipiras e a ciência dos alimentos já regenera a banha de porco para o uso na alimentação.
Conforme já descrito pelo Chef Sauro, o grande incentivo para a produção de Salumeria no Brasil (charcutaria italiana) foi motivada por seu avô Enrico, que era Norcino (especialista em fazer embutidos de maneira artesanal, a partir de todo o animal que antigamente tinha ele mesmo que abater).
Estudos realizados com suínos ibéricos e da raça italiana cinta senese, criados livres e abatidos tardiamente, mostram que, além da quantidade maior de proteína na carne, a gordura em maior porcentagem é rica em ácidos graxos insaturados, considerados saudáveis ao consumo humano.
“É exatamente isso que acontece também com nossos porcos originários de raças ibéricas, criados soltos em espaços amplos e alimentados somente com milho, soja e hortaliças diferentes, além de água potável para beber e para se refrescar. O diferencial de gordura, sabor e maciez do porco caipira em relação aos criados industrialmente é incomparável tanto do ponto de vista do sabor como da saudabilidade, diz Sauro”.
Embutidos diversos
Alguns dos 20 tipos de embutidos da Salumeria, Sauro d’ Italia:
Cozidos/assados: Porchetta, Lombo defumado, Bacon, Mortadella, Coppa de Testa.
Sugestão de uso: podem compor tanto um prato misto onde são misturados alguns curados e outros da lista acima ou uma degustação somente deles.
Curados Magros: bresaola e pastrami de carne bovina, lombo e Coppa P.I.
Curados gordos: Bochecha, Lardo, Pancetta, Salame Ciabuscolo
Curados intermediários: Vários tipos de salames como Gubbio, Finocchiona, Calabrese, ou Coppa, Lombo, Prosciutto crudo, culatello.
Os 20 tipos de embutidos artesanais da Salumeria Sauro d’Italia têm em sua composição cárnea: 70% carne de porco caipira ou javali, 20% de suíno industrial e 10% de carne bovina.
Espaço gastronômico Pane & Salumeria Sauro d’Italia integrado ao Friccò Ristorante, localizado na Vila Mariana, São Paulo
Os produtos da marca Sauro d’ Italia estão disponíveis para consumidores diretamente no espaço gastronômico.
Também está no radar da empresa a programação de entrega de pães dellivery, para as regiões centrais e zona sul da capital.
Serviço
Sauro  D’ Itália  No Friccò Ristorante
Rua Cubatão , 831 Vila Mariana
ACESSE: SAURODITALIA.COM

 

Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *