Ryo Gastronomia Lança seu Menu Primavera

E o  nosso restaurante do mês e o Ryo Gastronomia  apresenta um concerto gastronômico em 9 tempos
Localizado no Itaim Bibi em São Paulo,  oferece gastronomia japonesa primorosa conta com  excelente serviço, com as portas abertas desde novembro de 2016 e encabeçado pelo renomado chef Edson Yamashita, o Ryo Gastronomia tem como missão levar aos seus clientes uma verdadeira experiência gastronômica, na qual o alimento sacia a alma e o paladar. Os pratos são oferecidos em opções à lá carte e Kaiseki
No cardápio, cada prato equilibra sabor, textura, aparência, cores dos alimentos e até mesmo as estações do ano, em uma saudação à curva gustativa dos sabores que passa pelo doce, o azedo, o amargo e o salgado até a apreciação magistral do quinto sabor, o Umami. Trata-se de um “toque especial”, que dá vida a refeição. Para isso, são usados ingredientes sazonais, únicos e frescos e matérias primas regionais que valorizam o Brasil e suas riquezas.
Degustação 
Na semana passada , degustamos o menu primavera  será servido até dia 23 de janeiro.
O  Edson Yamashita ele preparou os pratos como fosse um verdadeiro artesão com delicadeza e sua equipe finalizando como fosse verdadeiro concerto em 9 atos.
1 -O primeiro foi um conjunto de três entradas:  – Santen Mori
Tosta de pão de forma, com cavalinha marinada no sal e vinagre, tomate pera desidratado, brotos e fio de mel jatai, Gelinho em neve acompanhado de atum marinado no shoyu com wasabi e conserva de nabo e melância no farelo de arroz e esplêndida gelatina feita a base de Cambuci e tomate momotaro com cenouras orgânicas coloridas, raiz de lótus, aspargos e rabanete .
2   – Wagyu Oniguiri Ankake, Onigiri de aspargos enrolado no wagyu (contra filé), no caldo de alho poró.
Seleção de sashimis do dia.
foto watermag
3 – Sashimi, Seleção de sashimis do dia impecável a apresentação dos pratos brotos  e flores
4 – Furo fuki daikon, Nabo cozido em baixa temperatura por 72 horas em três tipos de caldos diferentes , foi melhor caldo que já degustei.
5 – Sakana to yasai no namida ( lágrimas dos Legumes e dos peixes ,  garoupa  seleda (geralmente e o peixe fresco do dia ) salteado no dashi de legumes, servido com vongole, cogumelo Inoki e  Mira e salsinha são toques do chef .
6 -os  Sushis show a  parte,
Atum fresco ótima  textura
Peixe da estação  chileno folha shiso (folha aromática, conhecida como manjericão japonês, com toque pasta de umeboshi ( Tipo de ameixa salgada)
Peixe cara pau, toque gengibre ralado com cebolete
Camarão uma pasta de Missô, conhecida como Pasta de Soja  com leve toque de  pimenta de dedo moça e toque bem leve de alho.
Peixe Garoupa , toque nabo ralado e  pimenta dedo de moça ralado
7 – Kuro dará kari kari yaki
Merluza selada e grelhada com sementes de girassol servida com molho pesto de rúcula, parmesão e limão.
8 – Waru no soba
Macarrão de trigo sarraceno, servido gelado, com tempurá de camarão, caldo de hongaeshi . Acompanha daikon oroshi (nabo ralado), gengibre ralado e shissô (erva chinesa).
Hanami-
Foto por Gilberto Bronko o
Na sobremesa , 9 – Hanami
Mousse de iogurte de leite de cabra, sorbet de morango e frutas da estação, com farofa de castanha do pará.
Depois desta experiência  gastronômica oriental fechamos com uma  dose  de whisky japonês Hibiki 17 anos considerados uns dos melhores do mundo , esta sendo muito raro achar esta bebida  no Brasil
Algumas curiosidades
O Kaiseki Ryori
O estilo Kaiseki-Ryori (懐 石 料理) consiste em uma sequência de pratos artisticamente formatados, semelhante ao “menu degustação”, composto pelos melhores ingredientes da estação numa agradável curva de sabores, incluindo o Umami. No Ryo, o Kaiseki Ryori aparece como uma opção de jantar para os que desejam uma viagem ainda mais genuína ao Japão antigo.
O sabor Umami
Segundo o chef Yamashita, “a busca do umami é a base da gastronomia japonesa, e o Restaurante RYO se baseia na busca deste sabor em todos os ingredientes, desde as etapas da produção até chegar ao paladar do cliente.”
Composto por Glutamato, Inosinato e Guanilato. As três principais substâncias presentes em diversos alimentos e temperos japoneses, a exemplo do shoyu, missô, sake, e nori, é um aguçador que sensibiliza os 12 mil botões gustativos no paladar. Descrito como um sabor denso e profundo, produz na boca uma sensação aveludada e única.
Chef Yamashita
Foto watermag
Sobre o Chefe
Aos 13 anos de idade, Edson Yamashita definiu que seguiria os passos da família, quando começou a trabalhar com cozinha japonesa no restaurante Shinzushi, fundado por seu tio, Shinji Mizumoto. Decidido a se aprofundar na arte da culinária japonesa, se mudou para o Japão aos 15 anos e integrou a equipe do Sushi Kan, onde aprendeu a filosofia do mestre Sawamoto, ícone lendário da Escola Kampachi de Sushi.
Após oito anos estudando  e trabalhando no Japão, voltou para continuar sua história no Brasil, passando por renomadas cozinhas, como a do Azê Sushi.
A Casa
Localizado no coração do Itaim, a casa apresenta mais de 50 lugares disponíveis, com acessibilidade para cadeirantes no térreo. O balcão de finalização conta com dez lugares, seis mesas para casais, duas mesas para grupos de até seis pessoas. No andar superior, duas mesas para quatro pessoas e sala privativa no estilo zashiki, tatame oriental, que comporta até dez pessoas.
Além disso, o restaurante possui uma carta de bebidas assinada pelo renomado Celso Ishiy, especialista em saquê há mais de 13 anos, certificado pelo Sake Professional Course em Tóquio, no Japão, e autor do Guia Prático do Saquê pela editora JBC.
Serviço
Ryo Gastronomia
Rua Pedroso Alvarenga, 665 Itaim Bibi – São Paulo
Atendimento: Almoço | De terça a sexta, das 12h às 15h e sábados, das 13h30 às 16h
Jantar | De terça e quarta das 18h30 às 22h30 e quintas, sextas e sábados das 19h às 23h
Telefone para reservas: 3881-8110
Valet no local (R$25,00)
Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *