Inauguração do Instituto AMO

No dia 24 de abril foi inauguração do Instituto AMO, localizada no km 27 da Rodovia Raposo Tavares.(Granja Viana) em São Paulo novo centro cultural terá exposições coletivas e individuais, museu, escola de arte, jardim de esculturas e praça de alimentação com food trucks o projeto foi Idealizado pelo escultor Adhemir Fogassa, A criação e gestão é coordenada pela Personnart Soluções Artísticas.

O Instituto recebeu cerca de 250 pessoas e contou com presença dos artistas da primeira mostra e contou com show da cantora Vanessa Jackson

Sobre espaço

O espaço, sem fins lucrativos e 500m2 de área construída, contará com ambiente externo, onde está instalado o parque de esculturas com exibição de grandes obras. Durante a inauguração, o público contemplará trabalhos dos escultores Adhemir Fogassa, Alina Fonteneau, Caciporé Torres, Leopoldo Martins e Vlad Lucena. A parte interna disponibiliza galeria de arte, com obras assinadas por renomados artistas e novos talentos. No período de inauguraç&at ilde;o, estarão expostos trabalhos dos artistas plásticos Alexandre Frangioni, Ângelo de Castro, Antônio Peticov, Carlos Zibel, Cláudio Tozzi, Cuscua, David Dalmau, Didi Marchi, Gelson Salvador, Gigi Monteiro, Gregório Gruber, Guto Lacaz, Inos Corradin, José Roberto Aguilar, Kátia Canton, Neno Ramos, Ricardo Negro, Ronaldo Calixto, Sônia Menna Barreto e Yugo Mabe.

Isis Gomes, Peticov e Gisele Miranda, fotos Manu Scarpa/Brazil News

Arquitetura e Arte
Um dos principais propósitos da formação do Instituto é o de aproximar artistas e incorporadores para que se estimule a junção Arquitetura/Arte nas construções. Segundo observações de Adhemir Fogassa, o Brasil é um País que pouco integra a beleza da arte e das cores em suas cidades. Isso precisa ser despertado e mais valorizado, afirma o escultor, que acredita que a arte é um meio não somente de alegrar, mas também de informar. Importante ressaltar que, dentro do complexo, os estudantes encontrarão uma biblioteca que lhes propiciará material impresso e digital para pesquisas direcionadas ao aprimoramento de seus estudos.

Centro de Insino
Formar e ajudar crianças em seu desenvolvimento é uma das propostas cruciais do Instituto AMO. Trabalhos realizados por outras instituições brasileiras vêm provando que crianças que recebem ensinamentos artísticos tendem a integrar-se melhor à sociedade. Para isso, acoplado à área interna do Instituto, será instalado um Centro de Ensino com aulas práticas e teóricas ministradas por professores e artistas voluntários, que se revezarão no ensino de técnicas de fotografia, pintura, escultura e montagem de maquetes.

Gigi Monteiro, Guto Lacaz e Cuscua; fotos Manu Scarpa/Brazil News

Galeria de arte com Novos Talentos
A fundação do Instituto AMO também tem como perspectiva a descoberta, estímulo e divulgação de novos talentos. Portanto, na composição do complexo inclui-se a Galeria de Arte AMO, formada não somente para exposição de obras de artistas plásticos renomados. O critério adotado para a escolha dos expositores não conhecidos será a promoção de concursos, quando curadores se responsabilizarão pela seleção dos mesmos. Como incentivo aos novos talentos, foi criada a premiação Medalha Arte em Movimento.

Museu da Maquete, foto watermag

Museu da Maquetes
Uma sala no interior do Instituto AMO está sendo destinada ao Museu da Maquete Brasileira com informações sobre a importância da inclusão deste trabalho nas construções e também como registros históricos. Escultor e maquetista, Adhemir Fogassa foi o criador do museu Little World que, em setembro de 2006, no município de Cotia, SP, exibiu admiráveis maquetes representando os mais importantes monumentos do Brasil e do mundo. Graças a este trabalho, que se projetou largamente na mídia nacional e internacional, Fogassa foi convidado a colaborar com a formação do Parque Temático da Ferrari, em Abu Dhabi, onde estão expostas diversas de suas maquetes.

Compartilhe nas redes sociais!

0 Comments Join the Conversation →


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *